DISPRAXIA DA FALA

 

Por: Néstor Antonio Pardo Rodríguez

Terapeuta da linguagem / Fonoaudiologo

Universidade Nacional da Colômbia

* mailto:nestorpr@007mundo.com

 

INTRODUÇÃO

Em muitos seminários que dirigi em centros educativos da Colômbia e da Bolívia, surgiam frequentemente incontáveis duvidas sobre a Comunicação e suas alterações. Geralmente, aqueles estudantes que apresentavam alguma dificuldade para falar, ler ou escrever eram rotulados imediatamente como "disléxicos", pelos educadores, sem que fosse realizada uma avaliação sobre seus antecedentes individuais. Inclusive em uma ocasião uma criança de 2 anos foi encaminhada a um desses centros com diagnóstico médico de "dislexia".

Até que ponto há uma clareza conceitual sobre o tema? Talvez o problema não seja o "rótulo", mas a descrição da sintomatologia ou a compreensão de "necesidades educativas especiais". É necesário centrarmo-nos no estudante, compreendermos as suas verdadeiras dificuldades, a adequada estimulação desde o ventre materno, a história dos primeiros anos de vida e os métodos educativos que aproveitem as suas verdadeiras potencialidades. Isto, com base na presença de uma equipe profissional transdisciplinar e a participação ativa da família e da comunidade educativa em geral.

Uma alteração da comunicação não é "uma entidade patológíca" explicável sob a perspectiva de uma única disciplina. Implica a análise integral de todas as esferas do desenvolvimento humano. Por isso o disciplinar, pluri, multi ou interdisciplinar, deve permitir a inserção do transdisciplinar.

O diagnóstico diferencial é a chave do assunto. Há alterações que compartilham alguns sintomas de outra, ou se confundem com esta. As pessoas com Atraso Simples no Desenvolvimento da Linguagem, Dispraxia da Fala, Desordem Pragmático - Semântico, Agnosia Auditiva, Falhas na Discriminação ou no Processamento Auditivo ou a Inadequada Estimulação no Lar e ainda com Retardo Mental ou Hiperatividade podem confundir-se, por exemplo, com o chamado sujeito "disléxico".

O Terapeuta da linguagem, Fonoaudiologo ou Logopedista procurava anteriormente, a partir de um enfoque disciplinar isolado, descrever adequadamente qualquer problema de comunicação e determinar o seu caráter distintivo. Posteriormente efetuar um diagnóstico do problema através de exames apropriados e com base em seus achados e suas interpretações propor um programa terapêutico e intentar predizer os efeitos deste.

Porém, na atualidade o individuo que apresenta uma alteração comunicativa, deve verse como a somatória de uma complexidade de fatores passados, presentes, futuros, sociais, psicológicos, genéticos, fisiológicos, e neurológicos, que devem considerar-se sob uma perspectiva global, integrada e transdisciplinar.

  

DISPRAXIA VERBAL, DISPRAXIA EVOLUTIVA OU APRAXIA DA FALA

Os têrmos Dispraxia Verbal, Dispraxia Evolutiva ou Apraxia da fala, frequentemente são utilizados indistintamente para indicar uma desordem expressiva, de origem neurológica, que interfere na produção dos sons da fala e sua sequencialização em sílabas ou palavras. Tal desordem é ocasionada por uma sutil lesão ou falta de desenvolvimento na zona motora do cérebro encarregada da programação dos movimentos dos órgãos articulatórios.

Geralmente, o individuo não tem dificuldade em atividades não verbais nas quais intervenham os músculos relacionados com estes movimentos, tais como tossir, mastigar ou deglutir, já que implicitamente estes músculos não estão comprometidos. No entanto, em alguns casos pode estar associada uma apraxia ou dispraxia oral, a qual se caracteriza por dificuldades para organizar os movimentos com miras a inflar as bochechas, projetar rápidamente a língua, fazer mímicas orais, etc.

Na Dispraxia da fala, os erros na articulação são inconsistentes e não dependem da vontade do individuo para controlá-los. Frequentemente, um individuo será capaz de produzir um som ou uma palavra uma vez e não ser capaz de dize-la mesmana fôrma correta novamente quando quiser, o que é bastante frustrante tanto para ele como para os seus interlocutores.

A maioria das crianças com dispraxia ou apraxia da fala não possuem antecedentes de sofrimento fetal ou hipóxias que poderiam sugerir uma causa pre ou perinatal. Simplesmente neste momento não se sabe que a ocasiona.

É raro achar uma pessoa com uma dispraxia ou apraxia da fala pura. Geralmente há eventos associados, tais como atrasos no desenvolvimento da linguagem, deficências no processamento da informação auditiva, ou dificuldades cognitivas.

Portanto, uma avaliação completa sempre é necessária, realiçada por uma Equipe Profissional Transdisciplinar.

 

ALGUMAS CARATERÍSTICAS OBSERVÁVEIS NA PESSOA COM DISPRAXIA DA FALA

 

DIFERENÇA ENTRE ATRASO NO FALA E DISPRAXIA DA FALA

A Dispraxia da fala é considerada como uma desordem motora da fala, caracterizada predominantemente pela dificuldade para a sequencialização dos movimentos voluntários necessários para a expresão. Os erros são inconsistentes. Em um dado momento, o individuo produz um determinado som corretamente e depois não pode faze-lo da mesma forma.

Um Atraso no Desenvolvimento da fala ocorre quando a criança não segue a "típica" trajetória na aquisição da expressão oral, no mesmo ritmo de outras crianças e comete erros geralmente consistentes; isto é, estão alterados quase sempre os mesmos sons, que podem ser omitidos, substituídos ou distorcidos .

 

BIBLIOGRAFIA

AJURIAGUERRA, Jean. La escritura del niño. Editorial Laia, Barcelona, 1976.

ALLPORT, Floyd. La respuesta condicionada como base para el lenguaje. En: PIAGET, Jean y otros. El lenguaje y el pensamento del niño pequeño. Paidós, Barcelona, 1984.

ALLENDE, Felipe y CONDEMARIN, Mabel. La lectura: teoría, evaluación y desarrollo. Editorial Andrés Bello, Santiago de Chile, 1982.

BERNSTEIN, Basil. Clases sociales, lenguaje y socialización. En: Revista Colombiana de Educación. Nº 15. Universidad Pedagógica Nacional, Santa Fe de Bogotá, D.C., 1985.

BORDEN, Gloria e HARRIS, Katherine. Speech science primer. Williams and Wilkins, Baltimore, 1980.

BRADY, Susan. Training phonological awareness: a study with inner-city kindergarten children. En: Annals of Dyslexia, Vol.44, The Orton Dyslexia Society, 1994.

BRUN, Jean. La mano y el espíritu. Fondo de Cultura Económica, México, 1975.

CARDONA, Alba y otros. La conciencia metalinguística en el aprendizaje de la lecto-escritura. Universidad Nacional de Colombia, Santa Fe de Bogotá, D.C., 1989.

CASTILLO DE MIRANDA, Noemí. Privación cultural y dificultades en el aprendizaje. En: Antigua, Nº 24. Editorial Antigua, Panamá, 1984.

CATTS, Hugh. Early identification of dyslexia: evidence from a follow-up study of speech-language impaired children. En: Annals of dyslexia, Vol 41.The Orton Dyslexia Society, 1991.

CROMER, Alan. Física para las ciencias de la vida. Editorial Reverté, Barcelona, 1978.

CRYSTAL, David. Patología del lenguaje. Editorial Cátedra, Madrid, 1983.

DeCONDE, Cheryl. Children with central auditory processing disorders. En: HULL, Raymond. The hearing impaired child in school. Grune & Stratton, Inc. Orlando,1984.

DI NICOLA, Lorenzo. Trattato di foniatria infontile. Edizioni Brenner, Cosenza (Italia), 1979.

DOWNING, John e THAKRAY, Derek. Madurez para la lectura. Editorial Kapelusz, Buenos Aires, 1974.

ESPINEL, Noé e GUZMÁN, Angela. Fundamentos y problemas de aprendizaje. Universidad Pedagógica e Tecnológica de Colombia, Tunja, 1990.

FOCAULT, Michel. Las palabras y las cosas. Siglo XXI Editores, México, 1971.

FRANCESCATO, Giuseppe. El lenguaje infantil. Ediciones 62, Barcelona, 1974.

GODED, Jaime. Antología de la comunicación humana. Universidad Nacional Autónoma de México, México, 1976.

HABERMAS, Jurgen. Teoría de la acción comunicativa, complementos y estudios previos. Editorial Cátedra, Madrid, 1989.

_________________. Teoría de la accción comunicativa. Taurus Ediciones, Buenos Aires, 1989

HALLIDAY, M. La interpretaión social del hombre y el significado. Fondo de Cultura Económica, México, 1982.

HARRIS, John. Language development in schools for children with severe learning difficulties. Croom Helm Ltd., Beckenhon (Inglaterra), 1988.

HINDE, Robert. Bases biológicas de la conducta social humana. Siglo XXI, México, 1977.

IRWIN, Judith e DOYLE, Mary. Compiladores. Conexiones entre lectura y escritura. Aique Grupo Editor. Buenos Aires, 1994

JIMENEZ, Juan e ARTILES, Ceferino. Como prevenir y corregir las dificultades en el aprendizaje de la lecto-escritura. Editorial Síntesis, Madrid, 1991.

JOHNSTON, Elizabeth e JOHNSTON, Andrew. Desarrollo del Lenguaje. Lineamientos Piagetianos. Editorial Médica Panamericana, Buenos Aires, 1988.

LÉCUYER, Roger. La inteligencia de los bebés. Mundo Científico. Vol. 11. Nº 119. Madrid, 1991.

LEROI-GOURHON, Andre. El gesto y la palabra. Imprenta Universitaria de Caracas, 1971.

LOPEZ, Francisco y MUÑOZ, Jaromir. Aprender a aprender: algunas aproximaiones prácticas al fenómeno del aprendizaje. En: Revista Universidad Eafit Nº 95, Medellín, 1994.

LUCAS, Ellyn. Semantic and pragmatic language disorders. Aspen, Rockville, 1980.

LURIA, Aleksandr. Cerebro y lenguaje. Editorial Fontanella, Barcelona, 1978.

______________. El cerebro humano y los procesos psíquicos. Editorial Fontanella, Barcelona, 1979.

______________.El papel del lenguaje en el desarrollo de la conducta. Editorial Cartago, Buenos Aires, 1979

______________.Lenguaje y pensamiento. Editorial Fontanella, Barcelona, 1980.

______________.Los procesos cognitivos. Editorial Fontanella, Barcelona, 1980.

______________.Sensación y percepción. Editorial Fontanella, Barcelona, 1981.

LUTMAN, Mark. The scientific basis for the assessment of hearing. En: LUTMAN, Mark e HAGGARD, Mark. Hearing science and hearing disorders. Academic Press, London, 1983.

MAYOR, Juan y otros. Estrategias metacognitivas. Editorial Síntesis, S.A., Madrid, 1993.

McGREGOR, Graham. Language for hearers. Pergamon Press, London, 1986.

MEDINA, Martha. Implicaciones de la exclusión social bajo el contexto latinoamericano, nacional y regional. Secretaría de Educación y Cultura de Antioquia, Medellín, 1991.

MERANI, Alberto. Psicología y pedagogía. Editorial Grijalbo, México, 1980.

MILLER, George e GILDEA, Patricia. Como aprenden las palabras los niños. En: Investigación y Ciencia Nº 134. Prensa Científica, S.A., Barcelona, 1987.

MILLER, George. Lenguaje y comunicación. Amorrortu Editores, Buenos Aires, 1979.

PARDO, Néstor. a Secretaría de Educación y Cultura de La Ceja: Hacia la Excelencia Educativa. Informe al Concejo. La Ceja, Febrero de 1998.

PEUKERT, Helmut. Las ciencias de la educación en la modernidad y los desafíos del presente. En: EDUCAION. Vol. 49-50. Instituto de Colaboración Científica, Tubigen (Alemania), 1994.

PORTER, Robert Jr. What is the relation between speech production and speech perception? En : ALLPORT, Allan y otros. Language perception and production. Aademic Press, London, 1987.

REIG, Ramón. La mente global. Libertarios, Madrid, 1994.

REY, Humberto. El recién nacido latinoamericano. Hospital Universitario del Valle, Cali, 1986.

ROSSI-LANDI, Ferrucio. El lenguaje como trabajo y como mercado. Monte Avila Editores, Caraas, 1970.

SAUSSURE, Ferdinand de. Seminário de linguística general. Losada, Buenos Aires, 1982.

SAWYER, Diane e BUTLER, Katharine. Early language intervention: a deterrent to reading disability. En: Annals of dyslexia, Vol 41.The Orton Dyslexia Society, 1991.

SCHAFF, Adan. Introducción a la semántica. Fondo de Cultura Económica, México, 1978.

SHARDAKOV, M. Desarrollo del pensamiento en el escolar. Grijalbo, México, 1980.

SKINNER, B.F. Conducta verbal. Trillas, México, 1981.

STUDDERT-KENNEDY, Michael. The phoneme as a perceptuomotor structure. En: ALLPORT, Allan y otros. Language perception and production. Academic Press, London, 1987.

TRONTHON, Carla y PEDERSEN, Joan. Normal language development. Williams and Wilkins, Baltimore, 1977.

TSEMEL, G. Application in speech recognition of some data on auditory segmentation ond the perception of the speech wave paroneters. En: FONT, Gunnar e TATHON, M. Auditory analysis and perception of speech. Academic Press, London, 1975.

TSVETKOVA, L. S. Reeducación del lenguaje, la lectura y la escritura. Editorial Fontanella, Barcelona, 1977.

VERLEE, Linda. Aprender con todo el cerebro. Martínez Roca, Barcelona, 1986.

VIGOTSKY, Lev. El desarrollo de los procesos psíquicos superiores. Editorial Crítica, Barcelona, 1989.

_____________. Pensamiento y lenguaje. La Pléyade, Buenos Aires, 1977.

WALLON, Henri. Los orígenes del pensamiento en el niño. Ediciones Nueva Visión SAIC, Buenos Aires, 1976.

_____________. Del acto al pensamiento. Lautaro, Buenos Aires, 1947.

WELLS, Gordon. Aprender a leer y escribir. Editorial Laia, Barcelona, 1988.

WIIG, Elisabeth. Language-learning disabilities: paradigms for the nineties. En: Annals of Dyslexia, Vol. 41. The Orton Dyslexia Society, 1991.

 

DADOS PERSONAIS

NOME

NÉSTOR ANTONIO PARDO RODRÍGUEZ

PROFISSÃO

TERAPEUTA DA LINGUAGEM / FONOAUDIOLOGO OU LOGOPEDISTA.

LUGAR DE NASCIMENTO

SANTA FE DE BOGOTA, D. C., COLOMBIA

TELÉFONO RESIDENCIA

57 - 1 - 2993589

ENDERÊÇO POSTAL

(P. O. Box) Apartado 72439. Bogotá, Colômbia

ENDERÊÇO ELECTRÓNICO

mailto:napr@starmedia.com

 

CURRICULUM VITAE

ESTUDOS PRINCIPAIS

INSTITUTO TÉCNICO CENTRAL - A SALHE - Santa Fe de Bogotá, D. C.

TÍTULO: Bacharel Técnico Industrial na Especialidade de Electricidade. 24 de Novembro de 1978

 

UNIVERSIDADE NACIONAL DE COLOMBIA. Seccional Santa Fe de Bogotá, D. C.

TÍTULO: Terapeuta da linguagem. 26 de Julho de 1984. (Atualmente o Consejo Superior da Universidade Nacional avala este título como "FONOAUDIOLOGO")

 

EXPERIÊNCIA DE TRABALHO

CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICA - CERFI- TARIJA, BOLIVIA

Atenção de crianças e jovens com alterações no desenvolvimento da fala e linguagem como consequencia de paralisia cerebral, lesões ou disfunções cerebrais e inadequada estimulação no lar. Fevereiro do 2000 a Março 30 do 2001.

Processos de evaluação, diagnóstico e intervenção terapéutica a crianças e jovens com alterações no desenvolvimento da linguagem, fala ou problemas no aprendizagem como resultado de êstas, igual que crianças e jovens com alterações na linguagem como consequencia de paralisia cerebral, retardo mental, ou lesões neurológicas, dentro das instalações do CERFI e nas entidades das Provincias (CEESFA de Yauiba e CEESA de Bermejo).

De outro lado, assessoria a pais de família, educadores, equipe técnico do CERFI em quanto à estimulação adequada da linguagem, fala e comunicação dos mencionados usuarios, dentro da enfocação transdisciplinar e de reabilitação basada na comunidade e participação em programas de radio e televisão para a divulgação das atividades do Centro e a prevenção da incapacidade.

Por outra parte, participei na evaluação institucional do CERFI no 2000, a preparação do Plan Operativo Anual do 2001, a formulação dos novos projetos para financiação internacional e as atividades de evaluação de projetos com as financieiras Terre des Hommes de Holanda, CBM da Alemanha, SOSPG de Bélgica.

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO AUDITIVA DIANA - CEADI- TARIJA, BOLIVIA

Convênio de Prestação de Serviços pará atenção de crianças e jovens com alterações no desenvolvimento da fala e linguagem como consequencia de surdez e hipoausia e atenção externa a outros usuarios. Assessoria para o desenvolvimento do Projeto Educativo Institucional e a proposta de leitura - escrita. Fevereiro a Deçembro do 2000.

 

COMITÊ DEPARTAMENTAL DA PESSOA COM DISCAPACIDADE, SERVIÇO DEPARTAMENTAL DE EDUCAÇÃO E INSTITUÇÕES VARIAS DE ORURO, BOLIVIA.

Colaboração como voluntário, assessorando os seus programas e dictando conferencias, cursos sobre a temática da ensino especial e as alterações e no desenvolvimento da fala e linguagem. Outubro a Deçembro do 2000.

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ANTIOQUIA. MEDELLÍN, COLOMBIA.

Convênio de Prestação de Serviços com o Programa Bem-estar Estudiantil da Direcção de Descentralização Educativa, para a assessoria a pais de família, educadores e conselhos directivos de instituções de ensino primaria em diversos Municipios. 1996, 1997, 1998 e 1999.

 

CENTRO DE ANÁLISE E MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFANTIL -CAMCI LTDA- MEDELLÍN.

Convênio de Prestação de Serviços pará atenção de crianças e jovens com atraso no desenvolvimento da linguagem afiliados a COMFAMA, em Medellín, Rionegro e La Ceja, 1996 e 1997; La Ceja e Rionegro, durante 1994 e 1995; e atender crianças remitidos por COMFAMA, COMFENALCO e SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTAL em Medellín, durante 1992, 1993, 1994 e 1998

 

ALCAIDÍA MUNICIPAL DE LA CEJA DO TAMBO (ANTIOQUIA).

Cargo de tempo completo como Gerente de Projetos e Secretario de Ensino Encargado. Janeiro a Maio de 1998.

Tive a oportunidade de colaborar com a Administração Municipal de La Ceja, Antioquia, realizando um diagnóstico geral da ensino do Municipio, o qual foi apresentado ao Concejo Municipal e ao Consejo Municipal de Planeação para trazar o Plan de Desenvolvimento 1998 - 2000 neste campo.

Assim mesmo, participei ativamente na reorganização da Oficina de Gerencia de Projetos da Alcaidía, realizando o inventario de entidades a nivel nacional e internacional que financiam projetos de inversão social e os contatos de acercamiento com as mismas. Igualmente prestei assessoria à comunidade em geral e a os Secretarios de Despacho sobre a fôrma de elaborar estos projetos.

 

FUNDAÇÃO UNIVERSITARIA DO ORIENTE ANTIOQUENHO. LA CEJA

Docente de Hora / Cátedra durante o Primer Semestre Académico de 1998

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MUNICIPAL DLA CEJA

Cargo de Terapeuta da Linguagem da Unidade de Diagnóstico e Apoio Interdisciplinar à Comunidade Educativa - UDIAED -, Tempo Completo, em Carreira Administrativa, desde Janeiro até 30 de Deçembro de 1995.

- Creação da Unidade de Diagnóstico e Apoio Interdisciplinar à Comunidade Educativa "UDIACED", adscrita à Secretaría de Ensino e Cultura.

- Assessoria à Secretaría de Ensino, Núcleo Educativo, Junta Municipal de Ensino e Instituções Educativas do Municipio no Área do Desenvolvimento da linguagem e a sua Influença na Ensino.

- Evaluação e Atenção de crianças e jovens com alterações na sua comunicação.

- Conselhería e Capacitação a educadores e pais de família.

- Desenho e Execução de campanhas de prevenção das alterações na comunicação que ocasionem dificultades no aprendizagem.

- Coordinação da Comisão Municipal de Ensino Especial e do Censo de Pessoas com Limitações menores de 20 anos.

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MUNICIPAL DLA CEJA

Contrato de Prestação de Serviços como Terapeuta da linguagem durante 1993 e 1994.

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ANTIOQUIA. MEDELLÍN.

Convênio de Prestação de Serviços em Terapia da linguagem a crianças de básica primaria, vinculados a escolas das comumas nor-oriental e nor-occidental de Medellín, beneficiarios do Programa Bienestar das Crianças. 1991 e 1992.

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ANTIOQUIA. MEDELLÍN.

Cargo de Planta, Tempo Completo, como Terapista da Linguagem da Divisão de Ensino Especial, 29 de Novembro de 1988 a 22 de Outubro de 1990.

- Evaluação, Intervenção e Seguimento de estudantes.

- Assessoria e Capacitação a educadores no área do desenvolvimento da linguagem e a comunicação.

- Conselhería e Capacitação a pais de família.

- Coordinação dos Programas de Ação Comunitaria e Integração.

- Desenho e Execução de estudios e documentos sobre ensino especial.

 

INSTITUTO DOS SEGUROS SOCIAIS. MEDELLÍN.

Cargo temporal como Terapista da Linguagem do Departamento de Reabilitação, Clínica Leão XIII de Medellín. Deçembro de 1991 a Janeiro de 1992; Deçembro de 1992 a Janeiro de 1993; Deçembro de 1993 a Janeiro de 1994.

- Evaluação, Intervenção e Segui FONT FACE="Arial Black" SIZE=2 COLOR="#800080"

 

CENTRO DE INTEGRAÇÃO DIDÁCTICA YULUKA - CINDY-MEDELLÍN.

Convênio de Prestação de Serviços em Terapia da linguagem, dentro da Equipe de Serviços Anexos, 1991.

- Evaluação, Intervenção e Seguimento de estudantes.

- Conselhería a pais de família.

- Assessoria e Capacitação a educadores sobre a planeação e execução de atividades pedagógicas na área de espanhol.

- Participação na Equipe Interdisciplinar para a adequação do currículo.

- Desenho e Execução de cursos de capacitação a pessoal externo à institução, no área da linguagem e a comunicação.

 

INSTITUTO NACIONAL PARA SURDOS. SANTA FE DE BOGOTA. Establecimento Público do Orden Nacional, Adscrito ao Ministerio de Ensino.

Cargo de Planta, de Tempo Completo, como Instructor da área de Capacitação, 1º de Agosto de 1983 a 22 de Novembro de 1988.

- Docencia em electricidade e matematica.

- Evaluação e Intervenção Terapéutica dos estudantes.

- Conselhería a pais de família.

- Assessoria a educadores sobre o desenho e execução de programas curriculares para a ensino do surdo, nas aréas de electricidade, matematica, dibujo técnico, marcenaria e espanhol.

- Coordinação do Programa de Seguridade Industrial.

- Assessoria a estudantes - praticantes de Fonoaudiologia e Terapia da linguagem.

 

OUTROS

 

ÚLTIMOS EVENTOS DE ATUALIÇAÇÃO

 

Você pode ver as minhas páginas sobre Fonoaudiologia e Educaçao no Português e no Espanhol:

 

No português:

http://nepardo.tripod.com.br/dislexia.htm

http://nepardo.tripod.com.br/gagueira.htm

http://nepardo.tripod.com.br/fonoaudiologo.htm

 

Acerca de la inclusión (inclusão):

http://www.geocities.com/sptl2002/inclusion.html

http://www.geocities.com/sptl2002/paradigma.html

 

Acerca del desarrollo del habla y el lenguaje:

http://www.geocities.com/sptl2002/comunicologo.html

http://www.geocities.com/speechbog/lenguaje.html

http://www.geocities.com/speechbog/dispraxia.html

http://www.geocities.com/sptl2002/tartamudez.html

 

Acerca de la dislexia:

http://espanol.geocities.com/speechbog/dislexia.html

 

Acerca de la transdisciplinaridad:

http://www.geocities.com/sptl2002/paradigma.html

http://www.geocities.com/speechbog/transdisciplinarita.html

http://espanol.geocities.com/speechbog/logopedia.html

 

Acerca de la discapacidad auditiva:

http://espanol.geocities.com/speechbog/sonidoyhabla.html

http://www.geocities.com/speechbog/sordera.html

 

Busque en: (Search in):

Dejar Huella: http://www.lpis.com/

http://www.aaa.com.au/world/sthamerica/

http://www.aurasalud.com/

http://www.auditio.com/

http://www.buscaguate.com/

http://www.lalupa.com/ (Colombia)

http://www.conexcol.com/

 

Ver mais informação em:

http://www.aonde.com/

http://www.guiaweb.com/

http://www.geocities.com/avozdafono/index.htm